Como manter a saúde psicológica trabalhando em casa?

Novidades - 06/05/2020

A saúde psicológica pode ser muito afetada pelo trabalho em casa, uma vez que perdemos o contato com os nossos colegas de trabalho e deixamos de ter uma rotina definida. Neste artigo, venha conferir algumas dicas para mantê-la em dia. Acesse agora mesmo!

Como manter a saúde psicológica trabalhando em casa

Com o home office, surge um problema que poucas pessoas param para pensar, mas que afeta grande parte de quem está começando a trabalhar nessa modalidade.

A solidão é gerada quando não temos mais o compromisso de ir até o escritório todos os dias e conversar com os nossos colegas de trabalho.

Dessa maneira, criamos um guia essencial de como manter a saúde psicológica trabalhando em casa. Confira!

1. Invista na sua saúde psicológica

A primeira dica que temos para dar pode até parecer óbvia, mas muitos profissionais deixam a desejar nesse quesito.

É essencial meditar e refletir sobre a sua situação atual.

Nossa cabeça tende a piorar tudo o que não conhecemos. Ficamos desesperados quando não entendemos exatamente tudo o que nos cerca e, em momentos de isolamento, isso tende a piorar.

Como estamos sem contato com as pessoas, precisamos reforçar os laços com nós mesmos!

Aproveite a paz e a tranquilidade para pensar nas suas escolhas, caminhos e medidas que tomou e estão afetando a sua vida, desse modo, pode tomar decisões para virar o jogo ou otimizar a rotina.

2. Crie uma rotina saudável

Outro problema muito comum enfrentado por pessoas que estão trabalhando em casa é ganhar liberdade.

Por mais prazeroso que pareça, e realmente é, nos tornamos os únicos responsáveis pela nossa rotina.

Não temos mais que bater ponto. Podemos trabalhar nos projetos que mais nos identificamos primeiro, e deixar os outros para depois. Esse é o erro!

Precisamos definir uma lista de tarefas e cumpri-la à risca, sem trabalhar mais do que o necessário para o período. Precisamos ter o nosso tempo livre. A sala, a cama e o sofá não podem se tornar nossos escritórios.

Inclusive, isso cabe aos próprios gestores. É essencial criar medidas e regras que orientem a equipe, de modo a impedir o excesso de horas extras ou produção desordenada.

3. Fortaleça as relações interpessoais

Nós dissemos logo no começo. A solidão é o maior problema de se trabalhar em casa. Você perde o contato com as pessoas que estava acostumado a ver diariamente.

Dessa maneira, fortaleça as relações interpessoais através da tecnologia. Opte por ligações em vez de mensagem de texto. Invista em reuniões por chamada de vídeo, e não relatórios extensos.

4. Aproveite para se aperfeiçoar

Nada é mais revigorante para a saúde psicológica que encontrar um propósito. Defina quais são as suas maiores habilidades para torná-las ainda melhores, e descubra as dificuldades que possam ser superadas.

Trabalhando em casa você acaba ganhando tempo. Não precisa mais se deslocar para o trabalho, e o seu escritório fica no quarto ao lado da cozinha na hora do almoço. Dessa maneira, não tem desculpa para não investir em cursos, livros e autoconhecimento.

A saúde psicológica é o nosso bem mais precioso. Trabalhando em casa podemos deixá-la de lado. Fique atento para que isso não aconteça com você e nem com os seus colaboradores.

Gostou deste artigo? Acesse o nosso blog para mais conteúdos exclusivos em gestão ocupacional.

Cuide da sua mente! Apenas uma mente sadia desempenha um bom trabalho.

 

O que é saúde mental e como mantê-la sã no ambiente de trabalho?

Por que prestar atenção na saúde mental do trabalhador e qualidade de vida no trabalho?

Promover a saúde mental em empresas: 5 ações para colocar em prática

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.