Saúde e segurança do trabalho em home office

Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho - 12/05/2020

Garantir a saúde e segurança do trabalho é uma necessidade essencial que toda empresa deve ter para que os funcionários realizem suas atividades com eficiência e sem riscos, inclusive no home office.

Saúde e segurança do trabalho em home office

Falar de saúde e segurança do trabalho é um assunto que merece a devida atenção e seriedade de todas as partes envolvidas. Em uma empresa, tão importante quanto manter uma produção ativa e eficiente, garantir a segurança para realização das tarefas rotineiras é uma necessidade fundamental. Mas, e em relação ao trabalho em home office?

Hoje em dia, o home office já é uma realidade na vida de muitos brasileiros. Com as crises econômicas e novas configurações no modelo de produção das empresas, o ato de trabalhar em casa vem ganhando cada vez mais adeptos no país.

No entanto, é comum que apareçam algumas dúvidas sobre como a empresa vai garantir a saúde e segurança do trabalho se é um home office.

Pensando nisso, preparamos esse post para te manter informado sobre o assunto e assegurar que o seu home office seja ainda mais eficiente!

Home office

Trabalhar em casa é o melhor dos mundos para muita gente. Isso porque a satisfação de poder seguir horários mais flexíveis, não precisar se preocupar com o tempo de deslocamento e os gastos durante o percurso do trabalho é um dos maiores atrativos do home office.

A partir do momento que o trabalhador tem a oportunidade de realizar suas tarefas em casa, também é possível melhorar a qualidade de vida.

Em uma cidade como São Paulo, por exemplo, onde o trabalhador perde grande parte do seu dia no trânsito para conseguir chegar na empresa, ter a chance de fazer suas tarefas em casa é, sem dúvida, muito vantajoso.

O que diz a lei?

Para as empresas, investir no home office é uma maneira de reduzir custos, já que existe o corte de gastos com algumas obrigações que o trabalho presencial necessita, inclusive em relação a saúde e segurança do trabalho.

Mesmo assim, existem normas para essa forma de trabalho, asseguradas pela legislação. De acordo com o artigo 6° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o trabalho a distância deve seguir as mesmas regras do presencial.

No entanto, algumas normas foram alteradas, tirando certas obrigatoriedades para maior flexibilização da negociação. Para o home office, o contrato é a maneira de firmar um acordo entre ambas as partes, pois não há a obrigação de controle de jornadas ou despesas gerais.

Como garantir a saúde e segurança no home office?

A empresa tem a responsabilidade de garantir a saúde e segurança do funcionário registrado em CLT no trabalho a distância, segundo a legislação. É obrigatório oferecer todos os meios ideais e seguros para que o funcionário realize suas tarefas sem riscos para saúde.

Tudo é uma questão de negociação entre ambas as partes, já que a flexibilidade é a palavra-chave para definir o home office. O empregador também deve manter seus funcionários cientes sobre os cuidados que precisam ser tomados para evitar acidentes.

Segundo a legislação de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), as condições do ambiente e a ergonomia precisam seguir alguns formatos para garantir a qualidade e bem-estar dos funcionários. Entre eles, podemos citar:

– Mesa e cadeira de trabalho adequadas;

– Postura;

– Visão;

– Pausas para descanso;

– Entre outros.

Gostou de saber mais sobre como garantir a saúde e segurança do trabalho em home office? Então, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e acesse o blog para descobrir novos assuntos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.