A relação entre ergonomia e o trabalho home office

Novidades - 10/06/2020

Já sabe qual a relação entre ergonomia e o trabalho home office? Saber esses conceitos pode, literalmente, evitar a sua dor de cabeça diária. Veja o artigo e saiba mais!

A relação entre ergonomia e o trabalho home office

 

A ergonomia aplicada ao trabalho tem função de estudar como seria um ambiente de trabalho propício para o nosso organismo. Problemas posturais e muitas dores podem ser ocasionadas, por exemplo, por erros no trabalho home office.

Isso pode acontecer principalmente pelo conforto que buscamos ao realizar as tarefas remotamente. Há sérios problemas que podem acarretar o uso de má-postura, além das diversas dores ao fim do dia. Somado a isso, temos dores de cabeça e estresse como outros sintomas de um ambiente inadequado para a realização das tarefas do trabalho.

É um conjunto de ações que colaboram para o bem-estar de mente e corpo.

A seguir, saiba mais sobre a relação entre a ergonomia e o trabalho home office!

Qual a importância de aplicar ergonomia no home office?

Ainda que saibamos andar e permanecer na posição correta da coluna, podemos nos esquecer de segurar essa postura por um certo tempo. O resultado é uma coluna envergada na maior parte do dia e um desconforto seguido de dores.

Muitas das dores que sentimos estão diretamente ligadas à postura que adotamos durante a maior parte do dia, a qual ficamos no trabalho.

Quais são os culpados pela falta de ergonomia no trabalho remoto?

Itens essenciais para aplicar a ergonomia no home office são:

  • Boa iluminação;
  • Baixo ruído;
  • Mobiliário adequado para o corpo.
  • Iluminação adequada evita a prática de forçar a vista, causando problemas oculares futuramente. Além disso, um ambiente com muito barulho pode ocasionar dores de cabeça e aumentar o estresse.

Temos que procurar um local propício em um espaço da casa, assim como os escritórios possuem, por exemplo:

  • Janelas fechadas;
  • Abas divisoras de cada setor;
  • Políticas de comportamento para manter o silêncio;
  • Entre muitos outros detalhes.

Como ter um home office adequado?

Para aqueles que usam os computadores de mesa, os laptops ou notebooks, é importante que você tenha acesso a uma boa estrutura. Isso se reflete em móveis específicos para esse modelo de computador, com suporte para apoio de punhos e cotovelos.

Caso não tenha, pode aplicar os mesmos conceitos inseridos no uso de computador de mesa. Nesse caso, é preciso manter a tela na altura dos olhos, para evitar tensão cervical por abaixar a cabeça.

Na hora de posicionar a postura sentado, é importante nos apoiarmos nos ossos ísquios, localizados no inferior da pelve.

Além disso, usar teclados e mouses acessório ajudam, pois podemos colocar em diferentes espaços na mesa, adaptando à postura. O ideal é manter os cotovelos flexionados na direção do tronco. Por isso, evite trabalhar em espaços muito confortáveis, como camas e sofás, pois podemos perder essa base para apoio.

Pés também devem estar nessa lista, pois não podem ficar suspensos, se sua cadeira não permite que alcance o chão, basta colocar um objeto para apoiar os pés.

Por fim, associe pequenas pausas para manter a mente saudável no trabalho home office, para fazer refeições e ir ao banheiro. A pausa para alongamentos também ajuda a esticar o corpo e aliviar um pouco a tensão e garantir a ergonomia em todos os aspectos.

Se você possui uma empresa com funcionários trabalhando remotamente e precisa de um sistema de gestão e planejamento de projetos, então não deixe de conferir o nosso trabalho. Acesse mais conteúdos como este em nosso blog!

 

> Como fazer a gestão da saúde e segurança dos funcionários em home office

Saúde e segurança do trabalho em home office

> Confira os direitos dos trabalhadores durante quarentena

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.