Ambiente de trabalho saudável: os benefícios de implementar na empresa

Segurança no Trabalho - 09/06/2020
Um ambiente de trabalho saudável está se tornando cada vez mais um diferencial de uma empresa.
Mas como implementar e quais os benefícios dessa política para funcionários e gestores? Confira no post.

Ambiente de trabalho saudável: os benefícios de implementar na empresa

Um ambiente de trabalho saudável traz vários benefícios, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Isso acontece, pois, além de aumentar a concentração, o estímulo e o bem-estar dos colaboradores, existe ainda uma alta significativa em sua motivação e em sua produtividade.

Com a importância de um ambiente de trabalho saudável em mente, vamos listar, a seguir, algumas dicas para serem adotadas em organizações para que elas se tornem um ambiente harmonioso.

Como criar um ambiente de trabalho saudável?

Para criar um bom ambiente de trabalho é preciso que os gestores executem práticas que façam com que os trabalhadores sintam que têm qualidade de vida em sua empresa e, assim, que consigam manter o bem-estar dentro e fora dela.

As condições de um ambiente de trabalho, a obediência às leis trabalhistas e o desenvolvimento de relacionamentos são alguns fatores que fazem com que o trabalhador sinta mais prazer de estar fisicamente na organização, aumentando a salubridade do ambiente.

Ações para criar um ambiente de trabalho saudável

A seguir, vamos citar alguns exemplos de ações que podem ser realizadas para que o ambiente de trabalho se torne mais saudável.

1. Investir em espaços seguros e confortáveis

O ambiente de trabalho é comumente comparado como uma segunda residência, pois passamos muitas horas nele. É comum que a rotina seja estressante. Por isso, é muito importante investir em espaços confortáveis e seguros.

Eles precisam ter ventilação, equipamentos e iluminação adequados. Além disso, devem ser agradáveis para o trabalhador, com objetos que lhe tragam intimidade. Um desses espaços é uma cozinha ou refeitório com micro-ondas, cafeteira e geladeira, entre outras coisas que façam com que o colaborador se sinta confortável.

Algumas empresas estão, inclusive, investindo em espaços de descompressão, onde os funcionários podem relaxar por algum tempo com atividades como o alongamento, por exemplo.

2. Diálogo e relacionamento

As boas relações sociais também são fundamentais para um ambiente de trabalho saudável. O rendimento e a satisfação dos colaboradores estão unidos intimamente a isso. Sendo assim, é muito importante que eles tenham um ótimo relacionamento com seus colegas de trabalho e seu gestor.

Para que haja uma boa relação entre o gestor e o funcionário é fundamental que o primeiro conheça bem o segundo. Conhecer seus dons, paixões, fraquezas e forças faz com que o líder aponte ao trabalhador como ele é fundamental. Isso ainda fornece ao gestor o conhecimento para desenvolver aptidões nos funcionários.

É essencial que o gestor demonstre à sua equipe que as atividades de todos são fundamentais para o negócio. Funcionários que não se sintam contemplados ou que não tenham reconhecimento suficiente ficam improdutivos e desmotivados.

É preciso difundir a cultura do diálogo dentro das organizações para que se crie um ambiente de trabalho saudável.

3. Obediência às leis trabalhistas

Quando as leis trabalhistas são obedecidas, o gestor ganha o respeito dos funcionários que, por isso, esforçam-se para produzir mais e com maior qualidade, transformando o ambiente de trabalho em saudável.

Gostou do conteúdo deste post? Acesse nosso blog e leia outros artigos relevantes. Entre em contato com nossa equipe de vendas por e-mail ou telefone e conheça nosso software integrado de gestão ocupacional.

 

> Harmonia no ambiente de trabalho: como mantê-la?

> Os benefícios de um ambiente de trabalho saudável

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.