Como a tecnologia pode auxiliar sua gestão de SST em meio à crise do Covid-19

Saúde Ocupacional, Segurança no Trabalho - 12/06/2020

A crise provocada pela Covid-19 tem mostrado a importância da tecnologia para diversos setores da economia. Para a área de saúde e segurança do trabalho, não é diferente. Saiba como os recursos tecnológicos podem contribuir para a manutenção da saúde no ambiente de trabalho.

Como a tecnologia pode auxiliar sua gestão de SST em meio à crise do Covid-19

Seja na vida pessoal ou profissional, agilidade e segurança são as palavras de ordem neste momento crítico que estamos vivendo. Agilidade para se adaptar rapidamente ao novo cenário e segurança para manter o controle da situação o máximo possível, por meio de medidas preventivas que podem se transformar a cada dia. Nas empresas, cabe à gestão de SST assumir tais funções e garantir a saúde e segurança de todos os trabalhadores durante a pandemia.

Neste contexto, investir em tecnologia para agilizar a gestão de SST torna-se ainda mais fundamental e importante para as empresas. Por meio de softwares especializados em gestão ocupacional, é possível ter controle à distância dos processos que envolvem a saúde e segurança do trabalhador e manter a área em pleno funcionamento, mesmo com a necessidade de isolamento social.

Isso sem falar na desburocratização de processos, que são mais ágeis e evitam problemas para o empregador, que neste instante encontra-se em situação vulnerável – assim como todos os setores da sociedade – quando o assunto é saúde.

Tecnologia aliada da economia em tempos de Covid-19

Por meio de recursos tecnológicos, muitos negócios estão conseguindo manter suas atividades em meio à pandemia e, mais importante, estão conseguindo garantir o emprego de seus colaboradores de uma forma segura, evitando que eles fiquem totalmente expostos à crise de saúde e também da economia.

As empresas que seguem investindo em tecnologia para a área de gestão de SST, mesmo em tempos de pandemia e cortes de recursos, serão reconhecidas por zelar o seu maior patrimônio: as pessoas.

Além de garantir o isolamento social em tempos de pandemia – no caso das empresas que podem oferecer o trabalho remoto -, a área de saúde e segurança do trabalho também pode contar com a tecnologia para fazer a manutenção das exigências legais do setor, mesmo que à distância. Hoje, já é possível dar andamento a uma série de processos por meio do uso de recursos tecnológicos, como por exemplo:

  • Treinamentos obrigatórios à distância e online;
  • Utilização de hardwares ou aplicativos que monitoram e supervisionam máquinas e equipamentos à distância, detalhando sua operação e alguma má funcionalidade que possa gerar riscos aos operadores. Desta forma, o operador não precisa supervisionar a máquina in loco, mas pode garantir seu bom funcionamento de forma remota;
  • Implementação de softwares de saúde e segurança do trabalho que armazenam dados sobre a saúde dos funcionários, podendo identificar grupos de risco ao Covid-19 por meio da análise de prontuários médicos armazenados no sistema, por exemplo. Isso permite à empresa promover medidas de isolamento social para a preservação da saúde de todos;
  • Como forma de diminuir o acesso do trabalhador às áreas de risco de contágio ou de difícil acesso – seja por altura, temperaturas extremas ou chances de acidentes – o uso de drones tem ganhado espaço no setor de segurança do trabalho;

Armazenamento de dados

Até pouco tempo atrás as empresas mantinham almoxarifados com toneladas de papel, sendo que grande parte do material dizia respeito a informações de saúde e segurança do trabalho de seus funcionários, incluindo laudos técnicos, programas de gestão e inclusive ASOs – Atestados de Saúde Ocupacional.

Graças à consciência sustentável e permissão legal de órgãos federais, o uso do papel tem diminuído a cada dia nas empresas – a começar pelos antigos cartões de ponto que foram substituídos pelo controle de carga horária com leitura de digital.

Assim, ganham o meio ambiente e a empresa, é claro. Afinal, os arquivos físicos já podem ser substituídos por arquivos digitais, os quais agilizam a manutenção e controle das informações de saúde e segurança do trabalho, além de poupar recursos e espaço. Isso representa ganhos infinitos, desde a facilidade de organização dos dados até a documentação de processos importantes de saúde e segurança de trabalho.

Aplicando a tecnologia na saúde e segurança no trabalho

São várias as formas de investir em tecnologia para aprimorar a saúde e segurança no ambiente da sua empresa. Contamos com softwares completos e com serviços sob medida para diversas demandas.

Para ter mais informações sobre como a tecnologia tem transformado os ambientes de trabalho e a gestão de SST, acesse o nosso site.

 

Leia mais:

Saiba como a indústria 4.0 impacta no setor de saúde e segurança do trabalho (SST)

SOC Digital: sua Gestão de SST ativa, remota e segura.

> Coronavírus (COVID-19): Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.