Como lidar com a pressão em tempos de crise

Novidades, Saúde Ocupacional - 24/06/2020

Você tem se sentido pressionado durante os tempos de crise que estamos passando? Não se desespere. Aqui estão algumas soluções para lidar com a pressão utilizando sabedoria e, acima de tudo, muito cuidado consigo mesmo.

Como lidar com a pressão em tempos de criseÀ medida que o coronavírus se dissemina globalmente, organizações de todo o mundo estão tendo que testar sua prontidão para o gerenciamento de crises, em especial porque a pandemia afetou praticamente todos os sistemas de trabalho e fez com que os empregadores precisassem se ajustar a essa nova situação, desenvolvendo uma estratégia para evitar os danos e seguirem produtivos.

O problema, no entanto, é que, com o avanço da crise financeira (desenvolvida diante do quadro de saúde pública), muitas empresas viram seus escritórios fechando e outras estão tendo que encontrar alternativas para administrar o negócio da maneira mais tranquila possível, seguindo com suas atividades e fornecendo o melhor para os clientes, mesmo diante de tudo o que está ocorrendo.

Ainda assim, como lidar com a pressão em meio a esta crise? E, mais do que isso, como implementar estratégias que ajudem a lidar com o gerenciamento da equipe, apesar da distância? Entenda agora e lance mão de métodos que podem te auxiliar neste período de incertezas.

Crie um plano de gerenciamento de crise

Para lidar adequadamente com a crise do coronavírus, os empregadores precisam ter um plano de gerenciamento que seja realizado por uma equipe capaz de entender a seriedade da situação. E, mais do que isso, composta por bons comunicadores, que mantenham os funcionários alinhados e seguros.

Isso porque envolver os colaboradores no desenvolvimento e gerenciamento do plano é uma maneira de mantê-los informados sobre tudo o que está se passando na empresa, o que pode ser fundamental para diminuir os níveis de estresse e expandir a tranquilidade.

Acredite, tirar este peso dos ombros e manter uma comunicação assertiva é uma forma de lidar com a pressão em torno dos tomadores de decisões, mantendo tudo às claras e transparente.

Tenha um ambiente que promova a colaboração online

A principal pergunta que os empreendedores possuem em tempos como este é: “como garantir que os funcionários permaneçam conectados e colaborem com eficiência, enquanto trabalham de casa”?

Felizmente, existem muitas ferramentas internas de comunicação e colaboração que podem permitir o sucesso dos colaboradores durante o surto de coronavírus. No entanto, cabe às equipes de chefia lembrar continuamente os funcionários sobre a importância de estar disponíveis e de manter contato com seus colegas, por meio de canais de comunicação internos.

Tenha em mente que a comunicação adequada desses indivíduos é muito importante e que, para auxiliar, você pode aproveitar de ferramentas de compartilhamento de documentos, aplicativos de mensagens, Intranets, plataformas para reuniões online, dentre outras possibilidades.

A ideia é fazer com que o fluxo de informações seja perfeito durante esses tempos e, acima de tudo, que os funcionários consigam exercer seus afazeres sem sentirem que precisam lidar com a pressão vinda de seus superiores.

A tecnologia é uma grande aliada na hora de lidar com a pressão

Caso o seu motivo maior de preocupação durante a quarentena seja a gestão da sua empresa, uma solução é contar com a ajuda da tecnologia para gerenciar tudo, mesmo que à distância.

Nós sabemos que lidar com a pressão não é fácil e, por isso, oferecemos um software integrado de gestão, que possui a maior Rede Credenciada de Serviços Ocupacionais Integrados Online do Brasil.

Para saber mais e encontrar uma maneira de passar por esse momento de forma menos estressante, acesse outros textos do blog e, se possível, visite nossa a página de contato e conheça nosso software de gestão! Nossa equipe comercial está disposta a atendê-lo por e-mail ou telefone e, dessa maneira, sanar todas as suas dúvidas.

Continue lendo:

4 cuidados com a saúde mental em meio a uma crise ou pandemia

O que é saúde mental e como mantê-la sã no ambiente de trabalho?

Como manter a saúde psicológica trabalhando em casa?

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.