Como Telemedicina tem ajudado em tempos de pandemia

Novidades, Saúde Ocupacional, Tecnologia e Inovação - 30/07/2020

A telemedicina foi aprovada e tem ajudado em tempos de pandemia com práticas que visam distanciamento. Entretanto, apresenta restrições que empresas e funcionários precisam conhecer. Leia o artigo e entenda melhor!

A Telemedicina, junto com outras tecnologias, é Como Telemedicina tem ajudado em tempos de pandemiauma grande aliada no combate ao coronavírus. Esse tipo de prática visa diminuir as barreiras entre os profissionais e os pacientes. A telemedicina tem ajudado muito em tempos de pandemia por permitir a prática médica sem o contato físico.

Essa tecnologia recentemente foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio do Parecer nº 8/2020, o qual regulamentou as práticas visando o combate à Covid-19.

Já a portaria nº 467 do Ministério da Saúde regulamentou as práticas em torno da telemedicina. Uma espécie de medicina à distância, que visa principalmente democratizar o atendimento, promovendo acesso de profissionais da saúde a pacientes do mundo todo.

Os objetivos para autorização da telemedicina

A aprovação atual dessas práticas se deu pontualmente para ajudar na luta contra o coronavírus. Afinal, o atendimento virtual colabora para diminuir a aglomeração nos hospitais e unidades de pronto-atendimento.

O vírus tem o poder de propagação muito rápido, resultado em muitos pacientes apresentando os sintomas em um mesmo período em hospitais.

A ideia é minimizar a quantidade de pacientes presentes nessas unidades de atendimento, a fim de diminuir a aglomeração e o maior contágio.

O prazo para usar esses recursos foi apenas durante a pandemia, o que não exclui o seu uso no futuro, mas regulamenta com a especificidade de combater o contágio.

Telemedicina x Medicina Ocupacional

Por outro lado, a Telemedicina não foi autorizada para fins como a medicina ocupacional. Esta diz respeito às práticas obrigatórias por lei com o propósito de monitorar a saúde dos colaboradores.

Não é permitida a emissão de documentos como o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), que consiste em exames periódicos, demissionais e admissionais.

O único caso aplicável é a emissão de atestado para trabalhadores infectados pelo coronavírus, apenas para declarar aptidão ou inaptidão do colaborador.

Como esta foi uma solução para evitar aglomerações, a função gira em torno da pandemia especificamente.

Como a telemedicina tem ajudado

São permitidas as práticas de teleorientação, telemonitoramento e teleinterconsulta. A interação virtual entre médico e paciente permite o atendimento pré-clínico, o suporte assistencial, realização de consultas, monitoração e elaboração de diagnóstico.

A documentação é emitida por meio de assinatura digital, podendo haver emissão de atestados, receitas e encaminhamentos pelo médico à distância.

SOC Videochamada

Com o intuito de fornecer ferramentas que colaboram para a prática de medicina durante a pandemia disponibilizamos o SOC. As empresas de Saúde e Segurança Ocupacional podem realizadas as chamadas de forma segura e fácil.

Por meio de um link enviado via e-mail o funcionário recebe o acesso para entrar em uma sala virtual. Inicialmente o recurso funciona para acesso em desktop.

A telemedicina é um assunto um tanto quanto polêmico no mundo da medicina, pois apresenta limitações óbvias em relação ao contato entre médico e paciente.

No entanto, é um recurso que ajuda a democratizar o atendimento e diminuir as barreiras entre os profissionais e aqueles que precisam de suporte, sendo a tecnologia uma importante ferramenta.

A aprovação dessas práticas para ajudar em tempos de pandemia pode mostrar a eficácia de usar a telemedicina com moderação, com o intuito de colaborar com as ações tradicionais e não protagonizar atendimentos.

Somado a isso, é importante que as pessoas conheçam as restrições em torno das práticas de medicina a distância, a fim de evitar fraudes, como no caso da Medicina Ocupacional.

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