Telemedicina: Benefícios da videochamada para atendimento médico

Novidades - 03/07/2020

A telemedicina pode ser uma grande aliada aos consultórios e clínicas médicas que desejam ampliar sua rede de pacientes e dar continuidade aos tratamentos iniciados, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus. Conheça os benefícios desta tecnologia.

Telemedicina: benefícios da videochamada para atendimento médicoA Telemedicina é uma especialidade médica destinada ao atendimento à distância. E esta tecnologia pode ser utilizada por consultórios médicos, clínicas gerais e hospitais, tendo o computador, smartphone ou tablet como seu principal intermediador.

O conceito da Telemedicina ganhou bastante notoriedade entre pacientes e unidades de saúde durante o período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus. Isso porque, para evitar a contaminação, os pacientes que se encaixam nos grupos de risco da COVID-19 podem ter prosseguimento às consultas no conforto de casa.

Entenda a seguir quais são os benefícios que a tecnologia da Telemedicina pode trazer!

Leia também:
» Governo Federal sanciona lei sobre o uso da telemedicina durante a pandemia.
» Nota Oficial: Confira o posicionamento do SOC quanto ao uso da Telemedicina.

As vantagens da videochamada para atendimento médico

Um dos principais benefícios da Telemedicina para o atendimento médico é a sua capacidade de ampliação da rede de pacientes.

Embora alguns médicos ainda rechacem a ideia do atendimento online, a Telemedicina pode fazer com que pessoas mais afastadas da região onde o especialista atua possam realizar suas consultas. Isso faz com que estes pacientes possam ser acompanhados por um médico e seu quadro clínico permaneça estável.

Já para o público, a Telemedicina consegue oferecer um atendimento humanizado. Mesmo que à distância, essa é uma grande possibilidade de não sofrer com a falta de médicos na região. Sendo assim, os pacientes têm a oportunidade de elevar sua qualidade de vida e bem-estar de maneira irrestrita.

Além dos benefícios para os profissionais e pacientes, a realidade do telelaudo também vem como um interessante recurso para a potencialização dos tratamentos necessários.

Desta forma, o paciente pode enviar exames diretamente para o e-mail do médico responsável, que poderá analisar com exata precisão e indicar os recursos disponíveis para que o problema seja tratado.

Como é realizada a teleconsulta?

Teleconsulta pode se apresentar de duas maneiras: síncrona ou assíncrona. Para o caso da síncrona, o atendimento é feito de maneira imediata, com perguntas e respostas em tempo real, por meio de uma plataforma de chamada de vídeo como o SOC Videochamada.

Já no modelo assíncrono, o atendimento é realizado em alguns períodos do dia em que as perguntas e as respostas são postadas na plataforma. Este segundo método é mais bem usado quando não há urgências no quadro clínico apresentado.

Tecnologias que são alinhadas à prática da Telemedicina

Para que a Telemedicina tenha grande êxito, é importante que a unidade de saúde correspondente invista em um bom software que possa dar todo o suporte necessário nestes atendimentos.

Além de uma boa conexão com a internet, médicos e secretários dos consultórios e clínicas precisam armazenar os dados dos pacientes, bem como emitir receitas e atestados.

A gestão desses documentos precisa ser feita de maneira eficiente e segura, garantindo a proteção de dados, o que também proporciona benefícios quanto a produtividade do consultório em questão de atendimento.

Com o SOC Digital, por exemplo, além de assinar biométrica e digitalmente,é possível armazenar e gerenciar documentos em um modelo integrado de SST, que funciona inteiramente online. O software ainda possibilita o compartilhamento de informações com toda a equipe em tempo real.

Nele, é possível cadastrar:
• Prontuários;
• Resultados de exames;
• Contratos;
• Arquivos de fotos;
• Vídeos em diferentes formatos;
• Entre outros.

» Saiba mais sobre SOC Digital e as funcionalidades que acabam com o uso de papel na sua empresa.
» Você sabia que a assinatura digital vai ser obrigatória a partir de 2021?

O SOC Digital também tem integração com o e-Social, facilitando o envio de arquivo XML que contenham informações fiscais.

Para conhecer mais sobre o software, acesse outros textos em nosso blog e saiba mais como o SOC Digital pode transformar o atendimento da Telemedicina. Entre em contato com a nossa equipe comercial.

Conheça como o SOC pode transformar a sua empresa, aliando tecnologia e inovação na sua gestão de SST:

» Coronavírus: Soluções do SOC para manter a sua gestão de SST ativa e remota.
» SOC Videochamada: realize reuniões e consultas médicas à distância com total segurança.
» MEUSOC: um aplicativo para o seu funcionário com recurso de videochamada.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.